9 Dicas que você deve seguir para ter um maravilhoso dia no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A primeira coisa que vem a cabeça quando chegamos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a ansiedade de chegar logo nas maravilhosas cachoeiras e paisagens existentes dentro do parque. Porém é preciso  alguns cuidados  para que esse tão sonhado passeio não se torne  uma tortura no meio do caminho. Então nós dos Viajantes de BR preparamos algumas dicas para que você possa ter um passeio prazeroso e queira voltar muitas e muitas vezes.

1- Acorde Cedo

O parque abre por volta das 8 hrs da manhã e permite entrada de visitantes apenas até o meio dia devido à longa distância de ida e volta de cada trilha.
Vá logo pela manhã assim poderá desfrutar com calma e sem cansar tanto o passeio escolhido.

2- Tome um café da manhã reforçado

Como diz a frase “saco vazio não para em pé “. Tomé um super café da manhã, no parque não há restaurantes ou quiosques para comer e devido a longa caminhada você não se sentirá disposto se sair de barriga vazia.

3- Use um tênis bem confortável

As caminhadas dentro do parque são de mais ou menos ida e volta uns 10 a 12km dependendo o passeio. Então não vá de chinelo, sandália, bota, salto ou qualquer coisa parecida. O ideal é um tênis bem confortável e uma meia de algodão.

4- leve água

O clima no Parque é bastante quente e a caminhada nos faz desidratar muito rápido.  Recomendamos pelo menos uma garrafa de 1 litro e meio por pessoa. Os passeios duram em média o dia todo e não é recomendável tomar água das cachoeiras.
Ahhhhhhhhh não faça a besteira de tomar toda água na ida pois poderá ficar sem água na volta.

5- leve um lanchinho

Como dito acima dentro do parque não há restaurantes ou quiosques devido ser uma área de grande preservação.  Mas é permitido levar lanchinhos, bolachas, frutas, sucos e guloseimas para comer no caminho ou então em  quanto deslumbra as lindas cachoeiras e paisagens.
Mas não esqueça de levar a consciência e junto dela uma sacolinha de lixo para recolher e levar para fora do parque todo lixo que produzir.

6- Abuse de alguns acessórios necessários

O sol da Chapada é muito quente, portanto passe protetor solar e leve -o para repassar se necessário durante o passeio.
Use óculos de sol e chapéu se for preciso. Afinal você não vai querer voltar cheio de queimaduras e ainda pegar uma ensolacao.

7- Registre

Se tiver a oportunidade carregue consigo uma câmera fotográfica ou filmadora e registre tudo que puder. Afinal um lugar tão bonito merece ser lembrado e compartilhado pela vida toda com amigos e familiares.

8- Respeite

Dentro do Parque Nacional você verá inúmeras espécies de plantas e também alguns animais silvestres.  Respeite o espaço deles sem degradar a natureza. Não leve equipamentos de som que possa exceder com o barulho necessário. Não arranque plantas, não mexa com os animais. Obedeça as sinalizações do parque, não ultrapasse em lugares proibidos. Lá dentro a natureza estará pronta pra te receber desde que você saiba seus limites e respeite os limites dela.

9- Alongue- se

Quem não está acostumado a percorrer longas distâncias poderá sentir no corpo o impacto do passeio, então faça um alongamento antes e depois da caminhada assim seu corpo reagirá muito melhor para o próximo dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s